Quem está ligado

Temos 16 visitantes e sem membros em linha

Requisição de Anilhas

cobl requisitar anilhas

Entrevista ao Criador

Tiago Jesus
Canários
Cor e Porte


tiago jesus stam 548l 01

Expo-Ave 2017

cobl15 m

Paulo Ferreira - STAM 514C

Entrevista ao nosso sócio

Paulo Ferreira

Stam. 514 C


paulo Ferreira stam 514c 01

Criador de Canários de Porte

 

1. Há quanto tempo és sócio do nosso clube?
Já sou sócio do COBL, à 17 anos.

2. À quanto tempo te dedicas a este maravilhoso hobby?
Eu já me dedico à canaricultura desde os meus 13 anos.

3. Que tipo de aves crias e com quantos casais?
Estou a criar com: frisados do sul, frisados do norte, fiorinos e poupa alemão.

4. Quando necessitas de alguma ave para preencher ou melhorar o teu plantel, a quem é que costumas recorrer?
As aves que costumo adquirir, provêem normalmente de criadores que costumam participar em mundiais, internacionais ou nacionais.

5. Alguns conselhos para os principiantes na criação destas aves?
Para os iniciantes neste maravilhoso hobby, aconselho a começarem por criar com raças de canários mais vulgares ( mais fáceis de criar), depois de ganharem mais experiencia , então aí, adquiram canários de melhores raças.

6. Sei que já fizeste parte de algumas direcções, inclusive uma que eu fui o presidente, o que achas-te da experiencia?
Eu achei uma experiencia fantástica, pois gostei de trabalhar ao vosso lado, o que mais me assustou foi a minha vida profissional, pois naquela altura tinha pouca disponibilidade de tempo, mas sem dúvida nenhuma tínhamos uma grande direcção, em que nos revessávamo-nos uns aos outros em prol dum grande objectivo, que era erguer novamente este grande clube. Espero um dia poder vir a fazer novamente parte duma direcção, mas também depende das pessoas que possam compor a mesma. 

7. Qual a tua opinião sobre a actual direcção, pensas que está a fazer um bom trabalho…?, ou poderia ser melhorado…? e em que aspectos?
A minha opinião sobre a actual direcção, é boa, pois penso que têm trabalhado bastante e vesse isso nos êxitos que têm alcançado.

8. O clube têm uma página na internet, qual a tua opinião sobre a mesma?
Acho que é um site muito bem concebido e têm muita informação disponível.

9. Costumas participar nas exposições organizadas pelo COBL…? Sim ou não e qual a sua opinião sobre as mesmas?
Já à dois anos que não participo, pois têm coincidido com o internacional e eu tenho optado por ir ao internacional. Este ano penso levar alguns passarinhos à EXPO-AVE OLIVEIRA DO BAIRRO 2014.

10. Na altura da Expo-ave, o clube costuma lançar uma revista alusiva ao evento, costuma colaborar na mesma?
Sim, costumo fazer uma publicidade, é uma maneira de poder ajudar o clube e publicitar o que nós criamos. Além disso, tem uma tiragem bastante boa e é uma revista totalmente a cores e com muita qualidade.

11. Um dos grandes objectivos de muitos sócios, era que a actual direcção fizesse uma feira de aves todos os meses, qual a tua opinião sobre este assunto?
Penso que já se falou muito sobre isso, e até agora a direcção nada fez. Mas era de arrancar com essa ideia, pois é uma maneira dos sócios poderem trocar ideias e quem sabe, até mesmo aves e vender-se alguns passarinhos.

12. O clube está a ponderar organizar um Campeonato Nacional, achas que o clube tem estrutura para avançar com um evento desses?
Acho que o COBL, têm todas as condições para organizar um evento desses, aliás, penso que são poucos os clubes que têm uma estrutura como o nosso clube. Tem também uma excelente equipa de trabalho e se avançarem com a ideia, podem contar com o meu contributo. 

13.  No últimos campeonatos Nacionais, o clube têm feito o transporte das aves dos sócios para estes eventos, costumas aderir a esta iniciativa?
Já aderi várias vezes, mas nos últimos anos tenho sido eu a ir leva-los, não que não tenha confiança nas pessoas que os levam, pelo contrário, mas como tenho tido disponibilidade, acabo por lá ir leva-los.

14. Sei  que já participaste em alguns mundiais, quer como expositor, quer como visitante, deixa uma opinião sobre esses eventos?
Já participei em vários mundiais, são eventos de grandes dimensões e onde podemos ver muita variedade e qualidade de aves.

15. Em Janeiro de 2016, irá realiza-se um Mundial de Ornitologia em Portugal, quais os teus objectivos para este evento?
Os meus objectivos para o mundial de 2016, é poder tirar passarinhos de muita qualidade, para poder participar nesse evento e dignificar os criadores portugueses.


paulo Ferreira stam 514c 02 paulo Ferreira stam 514c 03 paulo Ferreira stam 514c 04

Algumas perguntas sobre a criação das tuas aves.

16. Qual o método que utilizas para seleccionar os teus casais?
Escolher sempre os melhores reprodutores, para que depois possa tirar partido dessa situação, depois escolher os melhores canários novos e fazer daí as melhores opções.

17. Dás  algum preventivo ou mesmo tratamento, antes de juntar os teus canários?
Faço sempre um tratamento, para desparasitar, contra as colibaciloses e salmonelas.

18. Em que altura costumas iniciar a e acabar a criação dos canários?
Costumo iniciar a época de criação em Fevereiro e terminar em Junho.

19. Tens alguns casais de prevenção ( amas), para no caso de alguns casais não alimentarem os filhotes, poder colocar esses mesmos passarinhos, nesses casais?
Não utilizo amas.

20. Costuma dar germinado aos teus canários?
Sim, sempre dei germinado e tenho me dado bem.

21. Como está a correr a época de criação?
A época de criação até está a correr bem, não tão bem como na época anterior, mas isso deveu-se a um problema, em que metades dos meus reprodutores entraram em muda. Penso que isso deveu-se á instabilidade do tempo, pois nos anos anteriores não me têm acontecido.

22. Têm facilidade em vender as tuas aves?
Normalmente vendo os meus canários com alguma facilidade.


Entrevistador – Tóni Duarte
Amigo Paulo, desejo-te as maiores felicidades para o resto da criação e obrigado por nos concederes esta entrevista.

Entrevistado – Paulo Ferreira
Antes de mais, agradeço a disponibilidade que vocês me deram, de poder partilhar os meus conhecimentos e desejo que este Clube, possa voar ainda mais alto.